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In the Hood!

Peça da obra "In The Hood" do artista David Hammons

Nesta peça (acima) de 1993 intitulada In the Hood, exposta em algumas galerias em Nova York, tudo o que David Hammons fez foi pregar o capuz de um moletom na parede e deixá-lo representar o que é ser jovem, negro e masculino.

É apenas um pedaço de pano comum, mas pendurá-lo no alto evoca linchamentos e talvez até Cristo. O corte grosseiro do capuz – evoca um membro arrancado do corpo. (Outro movimento calculado: Hammons inseriu um fio no capuz para abrir um espaço para uma cabeça
ausente.) 

 

Inspiração


Quando a marca Hood Dream foi criada, estava inspirado por essaa obra de arte icônica que desafiou os estereótipos e preconceitos associados ao "hood" (capuz) na cultura urbana. 
 

Assim como Hammons utilizou um moletom com capuz para transmitir mensagens profundas, a Hood Dream também incorpora esse elemento visualmente poderoso para comunicar uma mensagem significativa.

Na Hood Dream, a co
nexão com o "hood" é uma homenagem à resiliência, à cultura e às histórias que emanam dos bairros urbanos. Por isso, também há essa dualidade com neighborhood (bairro). 

Somos uma comunidade dedicada a capacitar e inspirar aqueles que abraçam sua identidade e história.
 

Nós evocamos esse pertencimento, convidando as pessoas a olharem além das aparências e a explorarem o significado subjacente. Assim como "In the Hood" de David Hammons nos desafia a repensar estereótipos e preconceitos, a Hood Dream nos convida a questionar nossa própria compreensão da cultura urbana e a considerar as histórias não contadas que estão "in the hood."
 

Além disso, assim como Hammons usa a arte para abordar questões sociais importantes, a Hood Dream pode servir como um símbolo inspirador e provocador que promove discussões sobre igualdade, inclusão e diversidade. É um lembrete de que as histórias de sucesso e os sonhos podem prosperar na comunidade.
 

Criar a marca inspirada na obra, está enraizada na capacidade de ambas as criações de desafiar noções preconcebidas e provocar uma reflexão mais profunda sobre as complexidades da vida nas comunidades urbanas. Elas são expressões de esperança, empoderamento e autoexpressão, e juntas, podem inspirar mudanças e diálogos significativos na sociedade.
 

Assim, a Hood Dream se torna mais do que apenas uma representação visual; é um veículo para expressar identidade, desafiar estereótipos e promover um mundo onde os sonhos florescem in the hood.

A Referência

David Hammons

"Coisas escandalosamente mágicas acontecem
quando você mexe com um símbolo."

David Hammons

David Hammons comentou certa vez que "coisas escandalosamente mágicas acontecem quando você mexe com um símbolo". Nos últimos 50 anos, Hammons criou um vocabulário de símbolos da vida cotidiana e mexeu com eles na forma de gravuras, desenhos, performances, vídeos, esculturas de objetos encontrados e pinturas. Muitos dos resultados foram de fato escandalosos, e a maioria deles teve um tipo distinto de magia, derivada da transformação de objetos cotidianos em alegorias da experiência do forasteiro no mundo contemporâneo, seja um artista, um estranho, um louco ou, mais persistentemente, uma pessoa de cor.

Nascido em 1943 em Springfield, Illinois, Hammons mudou-se para Los Angeles em 1963 para estudar arte. Depois de passagens pelo Los Angeles City College e pelo Los Angeles Trade and Technical College, ele começou a ter aulas noturnas no Otis Art Institute com o artista realista e ativista Charles White. Embora ele terminasse sua educação artística em outro lugar, graduando-se no Chouinard Art Institute em 1968, Hammons manteve um profundo respeito pelo trabalho de White e o exemplo de sua abordagem ao fazer arte.

Embora não tenha escolhido trabalhar em um estilo realista tradicional, Hammons traduziu o realismo socialmente comprometido e desenhado à mão de White em um realismo contemporâneo de objetos e materiais encontrados. A partir do final da década de 1960, ele começou a usar seu próprio corpo, lubrificando-o, imprimindo-o em papel e polvilhando o resultado com pigmento e grafite para fazer Body Prints. Essas figuras semelhantes a raios-X foram pontuadas com detalhes exatos de pele, cabelo, roupas e partes do corpo criados pelo processo de transferência um-para-um.

Depois de se mudar para Nova York em 1974, Hammons começou sua prática ao longo da vida de fazer esculturas a partir dos detritos altamente carregados da vida afro-americana urbana, incluindo cabelos recolhidos do chão da barbearia, ossos de galinha, tampinhas de garrafa e garrafas de bebidas vazias. Instalações públicas como Higher Goals (1983 - 1986), um grupo de imponentes aros de basquete decorados com tampas de garrafa de metal dobradas para parecer búzios, e, como citado acima, In the Hood (1993), uma pequena escultura feita de um capuz cortado de um moletom usado e montada na parede como uma máscara africana, são exemplos icônicos da arte conceitual americana. Ao mesmo tempo, são comentários fortemente críticos sobre os clichês de crescer afro-americano nos EUA, desde a aspiração quase impossível de se tornar um herói esportivo até o perigo de usar roupas cotidianas que, de alguma forma, são percebidas como ameaçadoras.

De ações marcantes como Bliz-aard Ball Sale (1983), em que Hammons vendia bolas de neve de diferentes tamanhos em uma calçada de Nova York, a suas pinturas mais recentes cujas superfícies são obscurecidas por lonas, estopas ou móveis antigos, como Untitled, seu trabalho contribuiu para uma discussão contínua sobre o papel do artista e o valor da arte em um mundo além dos recintos mimados do museu ou galeria

.

“David sempre desenterra narrativas que são difíceis para nós americanos aceitarmos. Estas narrativas são duras e geralmente nos lembram onde falhamos como país. Ele não nos deixa esquecer nossas aspirações, mas aponta que ainda temos um longo caminho para atingi-las”, declarou Darren Walker, presidente da Ford Foundation, num vídeo de apresentação de uma escultura pública projetada por David Hammons para a cidade de Nova York – onde o artista vive e trabalha desde os anos 1970. 

Boa parte dos trabalhos de Hammons reflete seu compromisso com os direitos civis e os movimentos do Black Power. Durante as manifestações anti-racistas #blacklivesmatter que ganharam força depois do assassinato de George Floyd,  as obras desse artista afro-americano ganharam mais voz nos últimos dias.

Nossa missão

Bem-vindo ao nosso espaço.

 

Na Hood Dream, acreditamos que todos merecem um espaço para sonhar e prosperar. Nosso objetivo é criar um "Bairro dos Sonhos" onde todos possam se sentir em casa, onde a cultura negra é celebrada e onde o senso de pertencimento é cultivado. Afinal, é quando nos sentimos parte de algo maior que podemos sonhar mais alto e alcançar nossos objetivos.
 

Nossas roupas são mais do que simples peças de vestuário; são declarações de autoestima e orgulho.

Cad
a camiseta ou acessório que criamos é projetado com amor e cuidado para lembrá-lo de que você é forte, único e bonito.

Nós entendemos que enfrentar as diversidades do mundo é uma jornada diária, e queremos estar ao seu lado, fornecendo a confiança e a determinação necessárias para superar os obstáculos.

 

Na Hood Dream, acreditamos na importância de contar histórias, preservar tradições e celebrar as realizações da comunidade negra.

Estamos comprometidos em ser uma plataforma para aqueles que desejam compartilhar suas histórias e experiências, inspirando outros a perseguirem seus próprios sonhos.

 

Obrigado por se juntar à Hood Dream.

Estamos construindo um mundo onde o sonho faça parte da nossa cultura até que se entrelaçam para a capacidade de realizá-los, fortalecendo nossas comunidades e proporcionando um senso de pertencimento inabalável.

Junte-se a nós nesta jornada de celebração, empoderamento e sonhos realizados.

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